Líder de Roraima tem histórico de atuação na defesa dos povos indígenas, na preservação ambiental e trabalha com pesquisa científica
Fonte: Vogue Brasil
![]() |
Sineia do Vale Wapichana, líder indígena. Foto Reprodução |
Mulher indígena convidada por Joe Biden para falar na Cúpula de Líderes sobre o Clima nesta segunda, 22 de abril, Sineia do Vale tem um amplo histórico de pesquisa científica e atuação na defesa dos povos originários e nas discussões sobre preservação ambiental. Além de Jair Bolsonaro, ela será a única brasileira a falar no evento. Sua participação está programada para 13h45 no horário de Brasília, depois da participação do presidente brasileiro.
Sineia participará do paniel "Ação Climática em Todos os Níveis", sobre combate a mudanças climáticas. O administrador da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Michael Regan, conduzirá a conversa.
"As questões para política ambiental devem ser mais bem trabalhadas no Brasil. Precisamos que chegue nas pontas. Sabemos que os comitês e as câmaras técnicas estão parados. Devemos olhar para o Acordo de Paris", disse à Vogue a gestora ambiental de seu escritório em Boa Vista, de onde conduzirá a fala durante a conferência.
Na sua apresentação, Sineia pretende destacar a percepção dos povos indígenas sobre às mudanças climáticas. Esse é o resultado de um estudo que conduziu na região da Serra da Lua, onde vivem os wapichanas. "Observamos desde o aquecimento das águas dos rios até a resistência das sementes à intensidade das estações. Nos últimos anos tivemos alagamentos em regiões serranas onde não chovia, por exemplo", diz Sineia. "Estamos estudando as sementes para garantir a sustentabilidade do estoque de alimentos".
Sineia conta ainda que há um outro estudo em curso na região Raposa Terra do Sol, que abria o povo Macuxi com o mesmo intiuito de coletar informações sobre a percpeção dos povos indígenas com relação às mudanças climáticas. "Fazemos mapeamento do clima por meio de um aplicativo, com pesquisa científica. É um olhar holístico".
Nascida na região da Serra da Lua, Sineia do Vale faz parte da etnia Wapichana e coordena o Departamento Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR) há 20 anos. Envolvida nas discussões internacionais sobre clima há 10, também faz parte do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, uma das principais organizações de articulação de direitos dos povos indígenas do país.
Leia a matéria no link:
Comentários
Postar um comentário