Pular para o conteúdo principal

CEFT-BAM é comtemplado com energia limpa e sustentável

A entidade que atende trabalhadores da região do Baixo Amazonas recebeu oficialmente o sistema de energia fotovoltaico 

Por: Allan Hills

Equipe do MTV realiza entrega do sistema de energia solar ao presidente do CEFT-BAM

O Projeto Tapajós Solar é uma das diversas ações desenvolvidas pelo Movimento Tapajós Vivo em defesa do território e do meio ambiente, que consiste na implantação de sistemas fotovoltaicos, apresentando assim, uma alternativa de energia limpa e sustentável para salvar o rio Tapajós e manter a soberania das populações tradicionais.  


Desde o ano de 2019, o projeto segue instalando o sistema de energia solar em várias entidades e instituições sociais que lutam em defesa do território. Uma dessas entidades é o Centro de Estudos, Pesquisas e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFT-BAM), que nesta quinta-feira (13 de maio) recebeu oficialmente o sistema fotovoltaico da equipe do Projeto Tapajós Solar.  


O CEFT-BAM foi fundado no dia 20 de janeiro de 1990 e fica situado na Travessa Raimundo Fona no bairro Liberdade, em Santarém, oeste do Pará. Sua história está diretamente ligada em desenvolver a formação de trabalhadores principalmente na questão ambiental. Em todos esses anos de sua existência, vários projetos já foram desenvolvidos, entre eles podemos destacar: Projeto Amazônia Sem Fogo, Projeto Enxame (Mel de abelha), Projeto de Técnicas Agrícolas, Projeto Roça Sem Fogo e muitos outros. 

Claudionor Carvalho, presidente do CEFT-BAM, destacou a importância de receber a implantação do sistema de energia solar na entidade. 


“Assim que foi anunciado a proposta do CEFT-BAM ser comtemplado com esse projeto, nós ficamos muito felizes. Já era uma discussão que vínhamos tendo em relação a ter uma energia limpa e sustentável. Então foi muito importante o Tapajós Vivo ter escolhido a nossa entidade, até por que a nossa entidade ela tem uma abrangência tanto na região do baixo amazonas como também na BR-163. Isso só vai fortalecer mais o nosso movimento. Aqui é um espaço de muitos debates e reuniões e a gente precisa muito usar a energia.” 


Segundo Claudionor, a entidade e seus integrantes terão muitos benefícios além do econômico. 


“Muitos benefícios este projeto trará para nossa organização. Todas as nossas atividades, principalmente nesses tempos de pandemia estão acontecendo de forma virtual, e antes da chegada do projeto sofríamos muito com queda de energia, além dos gastos com manutenção e dependíamos muito da contribuição dos associados. Então com a economia, podemos estar realizando outras ações que ajudem o meio ambiente. Além de que nossa entidade pode servir de exemplo para outras instituições sobre a importância da energia limpa.” 


Claudionor aproveitou para destacar que o Projeto Tapajós Solar é mais uma ferramenta que fortalece a luta em defesa do território. 


“Esse projeto vai nos trazer elementos suficientes na defesa dos nossos territórios, principalmente nós aqui da região que temos nosso território todo pontuado por hidrelétricas e outros grandes empreendimentos que querem se instalar.  Esse projeto aqui vai nos mostrar que é possível gerar energia, é possível ter uma energia de qualidade sem precisar de barragens dos rios, pois esses grandes empreendimentos acabam coma avida das populações tradicionais. Com o Tapajós solar podemos lutar contra grandes projetos de desastre ambiental, para que o povo fique na sua comunidade e vivam a sua cultura."


O Projeto Tapajós Solar é coordenado e executado pelo Movimento Tapajós Vivo em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental que objetiva o incentivo do uso das energias renováveis com a instalação de sistemas fotovoltaicos em espaços coletivos de organizações parceiras na luta pela vida do rio Tapajós e a soberania dos seus povos. O projeto tem apoio da Misereor e Cáritas Brasileira. 


Sobre o Movimento Tapajós Vivo 


O Movimento Tapajós Vivo (MTV), criado no ano de 2009, é uma entidade, e acima de tudo, é um coletivo organizado através da união de militantes da sociedade civil que lutam pela soberania dos povos da Amazônia, em especial na bacia do Tapajós. 


Ao longo dos anos de sua existência, o MTV já foi protagonista, e também já fortaleceu inúmeras lutas em defesa do território contra a ganância de grandes empreendimentos. É um coletivo que não é apenas contra projetos desastrosos para a região, mas apresenta alternativas que fazem bem para o povo e o meio ambiente, um exemplo disso é o Projeto Tapajós Solar, que tem como objetivo a solarização de espaços coletivos e o incentivo as pessoas a prática do uso de energias renováveis na região do Tapajós. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ distribui cestas alimentícias e kits de higiene em bairros periféricos de Santarém

“Há um tempo só de paixão, grito e ternura Clamando as mudanças que o povo espera”                 (Trecho da música Canta Francisco) Acreditamos que esse tempo é agora e precisamos agir. Ficar de braços cruzados enquanto milhares de pessoas morrem, ou por conta desse vírus que se alastrou mundialmente, ou pela ausência de um prato de comida digno não vai resolver nada. É preciso usar esses braços para fortalecer a luta e alimentar a esperança daqueles que necessitam. Quantos trabalhadores e trabalhadoras ficaram sem os seus empregos, ou até mesmo sem os famosos “bicos”, que de alguma forma sustentavam os seus familiares. Observamos que ao longo desse processo muita iniciativas de solidaried ade foram or ganizadas, e nós do Movimento Tapajós Vivo, não   poderíamos ficar de fora, mobilizamos as nossas redes, articulamos as parcerias, e cá estamos com o MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ que já iniciou a distribuição de aproximadamente 600 cest

Núcleo da Pastoral do Menor no Bairro Mapiri recebe oficialmente Sistema de Energia Solar

Em Santarém, Projeto Tapajós Solar entrega o sistema fotovoltaico do Centro Educacional da Pastoral do Menor, núcleo do bairro Mapiri. Por: Allan Hills O Centro Educacional Comunitário Pe. João Mors da Pastoral do Menor, núcleo da Comunidade Menino Jesus do Bairro Mapiri, município de Santarém - PA já possui seu próprio sistema de energia fotovoltaico. A instalação foi uma iniciativa do Projeto Tapajós Solar, que verificou a grande necessidade da entidade, que sofria com o alto custo da energia elétrica. O núcleo atende famílias consideradas carentes no bairro, e desenvolve diversas atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Vale ressaltar, que cerca de 21 voluntários são responsáveis pela realização de ações no espaço. Dona Rosely Gama Viana, coordenadora do núcleo, considera de grande relevância receber a instalação do sistema solar, pois são uma instituição sem fins lucrativos, que dependem principalmente de doações para realizar atividades. "

Engajamento e fortalecimentos dos movimentos na defesa da bacia do tapajós: Escola de Militância Socioambiental Amazônida - EMSA

A EMSA surge frente aos problemas de disputa do território tapajônico nos últimos anos, tais como agronegócio, mineração, desmatamento e outros. O Movimento Tapajós Vivo - MTV realizou o Encontro das Águas (2018) que reuniu movimentos e organizações dos rios Tapajós, Juruena, Teles Pires; Madeira, Amazonas e Xingu, onde foram debatidos sobre as ameaças à Bacia do Tapajós e vida dos povos da região. Bem como, foi pensado em uma maneira de fortalecer a luta pela vida dos povos desta bacia. Nos indicativos das ações conjuntas surgiu a proposta e o comprometimento de formação de base dos militantes destes territórios. Posteriormente no encontro de consolidações das atividades em Sinop/MT (2019) foi construído a proposta de uma escola de formação para militância de base da Amazônia. Dentro desse cenário que surge a EMSA. A Escola de Militância Socioambiental Amazônida - EMSA, iniciativa do MTV em 2022, tem como proposta a construção de conhecimentos e partilha de saberes (científicos e co