Pular para o conteúdo principal

Movimento Tapajós Vivo implanta sistema de energia solar na sede do CITA em Santarém

A entidade atende e representa as populações indígenas de 13 etnias do baixo Tapajós na luta em defesa do território

Por: Allan Hills
Sede do CITA

Na última semana de maio, os militantes do Movimento Tapajós Vivo (MTV), que são responsáveis pela execução do Projeto Tapajós Solar, entregaram oficialmente o sistema de energia fotovoltaico da sede administrativa do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), que fica localizado na Ocupação Vista Alegre do  Juá, município de Santarém, oeste do Pará.

O CITA surgiu a partir de movimentos sociais, entre os anos de 1999 e 2000, e desde então busca os direitos por políticas públicas e a defesa do território dos povos indígenas do baixo Tapajós.

Entrega do sistema de energia solar do CITA

Ediney Arapiun, coordenador do CITA, destaca a importância da implantação do sistema de energia solar na sede da entidade.

“Diante de tantas lutas que a gente tem contra todo e qualquer empreendimento que possa afetar o meio ambiente e as vidas futuras dos nossos filhos e netos, como barragens, hidrelétricas, então esse projeto a gente recebe com muito carinho por saber que é uma energia sustentável, que usa a energia que vem do sol. Com certeza é um projeto que é bem vindo.”

O CITA é representante político de 71 aldeias, 19 territórios e 13 povos que se reconhecem como indígenas. dentro do baixo Tapajós nos municípios de Aveiro, Belterra e Santarém, sendo eles: Borari, Munduruku, Tupinambá, Tapuia, Arapiun, Kumaruara, Tapajó, Maytapu, Arara Vermelha, Apiaká, Kara Preta, Tupayú e Jaraki.

O Projeto Tapajós Solar é organizado pelo Movimento Tapajós Vivo em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, com apoio da Cáritas Brasileira e Misereor. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ distribui cestas alimentícias e kits de higiene em bairros periféricos de Santarém

“Há um tempo só de paixão, grito e ternura Clamando as mudanças que o povo espera”                 (Trecho da música Canta Francisco) Acreditamos que esse tempo é agora e precisamos agir. Ficar de braços cruzados enquanto milhares de pessoas morrem, ou por conta desse vírus que se alastrou mundialmente, ou pela ausência de um prato de comida digno não vai resolver nada. É preciso usar esses braços para fortalecer a luta e alimentar a esperança daqueles que necessitam. Quantos trabalhadores e trabalhadoras ficaram sem os seus empregos, ou até mesmo sem os famosos “bicos”, que de alguma forma sustentavam os seus familiares. Observamos que ao longo desse processo muita iniciativas de solidaried ade foram or ganizadas, e nós do Movimento Tapajós Vivo, não   poderíamos ficar de fora, mobilizamos as nossas redes, articulamos as parcerias, e cá estamos com o MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ que já iniciou a distribuição de aproximadamente 600 cest

Núcleo da Pastoral do Menor no Bairro Mapiri recebe oficialmente Sistema de Energia Solar

Em Santarém, Projeto Tapajós Solar entrega o sistema fotovoltaico do Centro Educacional da Pastoral do Menor, núcleo do bairro Mapiri. Por: Allan Hills O Centro Educacional Comunitário Pe. João Mors da Pastoral do Menor, núcleo da Comunidade Menino Jesus do Bairro Mapiri, município de Santarém - PA já possui seu próprio sistema de energia fotovoltaico. A instalação foi uma iniciativa do Projeto Tapajós Solar, que verificou a grande necessidade da entidade, que sofria com o alto custo da energia elétrica. O núcleo atende famílias consideradas carentes no bairro, e desenvolve diversas atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Vale ressaltar, que cerca de 21 voluntários são responsáveis pela realização de ações no espaço. Dona Rosely Gama Viana, coordenadora do núcleo, considera de grande relevância receber a instalação do sistema solar, pois são uma instituição sem fins lucrativos, que dependem principalmente de doações para realizar atividades. "

CEFT-BAM é comtemplado com energia limpa e sustentável

A entidade que atende trabalhadores da região do Baixo Amazonas recebeu oficialmente o sistema de energia fotovoltaico   Por: Allan Hills Equipe do MTV realiza entrega do sistema de energia solar ao presidente do CEFT-BAM O Projeto Tapajós Solar é uma das diversas ações desenvolvidas pelo Movimento Tapajós Vivo em defesa do território e do meio ambiente, que consiste na implantação de sistemas fotovoltaicos, apresentando assim, uma alternativa de energia limpa e sustentável para salvar o rio Tapajós e manter a soberania das populações tradicionais.    Desde o ano de 2019, o projeto segue instalando o sistema de energia solar em várias entidades e instituições sociais que lutam em defesa do território. Uma dessas entidades é o Centro de Estudos, Pesquisas e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFT-BAM), que nesta quinta-feira (13 de maio) recebeu oficialmente o sistema fotovoltaico da equipe do Projeto Tapajós Solar.    O CEFT-BAM foi fundado no dia 20 de janeiro de 1990 e fic