Pular para o conteúdo principal

Representantes de cooperativas da Resex Tapajós / Arapiuns reúnem com diretoria do STTR e CITA, em Santarém

Após um dia da ocupação feita por comunitários a sede do sindicato, alguns encaminhamentos sobre a ação civil pública foram dialogados e esclarecidos. Uma das cooperativas não quis diálogo e se retirou da reunião 

Por: Allan Hills

Reunião com representantes do STTR, CITA e Cooperativas 

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região(TRF –1) de 30 de abril de 2021, suspendeu a decisão liminar da Justiça Federal de Santarém que autorizava a retomada dos processos de Plano de Manejo dentro da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós / Arapiuns, localizada entre os municípios de Aveiro e Santarém, oeste do Pará. A decisão não agradou os membros de três cooperativas que pretendem atuar na área, sendo elas CooprunãCoopermaró e Cooperios 


Com isso, os comunitários integrantes das cooperativas, com pouco conhecimento do que representa a Resex na defesa do território, e iludidos com um tal “desenvolvimento sustentável”, ficaram indignados e ocuparam a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (STTR) na manhã do dia 03 de maio, para cobrar esclarecimentos da diretoria do STTR e do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), uma vez que as duas entidades moveram a Ação Civil Pública contra o Plano de Manejo dentro da Resex. 


Ao serem surpreendidos pela ocupação dos comunitários, a diretoria do sindicato solicitou ajuda da polícia militar para que pudessem organizar um diálogo e entender as demandas dos comunitários. Por isso, uma reunião foi marcada para este dia 04 de maio, na sede do sindicato, com presença de representantes das três cooperativas, da diretoria do STTR e coordenação do CITA. 


Após a negociação acertada com os ocupantes, na manhã desta terça feira (04) aconteceu a reunião. Antes de iniciar os debates e diálogos com os envolvidos, Valdemar Fernandes da Silva, conhecido popularmente como “Americano”, presidente da Cooperativa Cooprunã, relatou que a reunião seria apenas para exigir que o STTR e CITA retirassem a Ação Civil Pública que eles fizeram contra as cooperativas do Maró. 


“A reunião pra nós hoje aqui é para tirarmos um aproveitamento, a nossa negociação aqui com o sindicato e o CITA é que eles retirem a Ação Cívil Pública que eles fizeram contra nós das cooperativas do Maró. Então a gente espera que hoje tenha um resultado positivo pra nós, por que nossa negociação com eles é só uma uma, que tirem a ação” 


Perguntado se o pedido da Cooprunã representava as 78 comunidades que existem dentro da reserva, Americano disse que não, pois o STTR e CITA alegam que não ouve consulta prévia livre e informada de acordo com a convenção 169, mas segundo as palavras do próprio Americano, o que é soberano dentro da Resex é os conselhos comunitários e deliberativo, ou seja, eles falam por todos, mesmo que alguém seja contra. 


‘Não...Não representa... Eles alegam que nós não fizemos consulta prévia e que tem que ter. Mas soberano dentro da Resex são os conselhos comunitário e deliberativo. Nós tivemos muitas reuniões dentro do conselho, então pra nós isso foi uma consulta.” 


Americano alega que nas reuniões do conselho deliberativo tinha representante de todas as comunidades, e que eles podem sim falar por todos os comunitários. De forma leiga, o presidente da Cooprunã tentou explicar o que seria uma consulta prévia, mas desconhecia o que é a convenção 169, do qual o Brasil é signatário.  


“Pra nós consulta prévia tá ilegal, pois ainda não existe. Eles alegam em ter, mas pra nós não existe. Eles dizem que a ação é contra o ICMBIO, mas na verdade é contra as comunidades, pois são as únicas que tem projeto dentro da RESEX.” 


Perguntado se as arrecadações com a cooperativa beneficiaria todas as 78 comunidades, uma vez que a RESEX é de uso coletivo, Americano disse, sem apresentar dados ou informações concretas, que as sobras do dinheiro que é usado para pagar as contas da cooperativa vai para um fundo da TAPAJOARA que distribui em todas as comunidades. 


“As sobras que a gente paga as dívidas e as despesas, nós temos os lucros que é dividido tudo em fundos que vai para as comunidades, onde não vai diretamente, mas a TAPAJOARA pega esses fundos e faz editais para as comunidades concorrerem entre si.” 


Como definido no dia da ocupação, a reunião iniciou as 9 horas da manhã desta terça feira (04), no auditório da sede do sindicato e contou com a presença da diretoria do STTR, da coordenação do CITA, representantes da CooprunãCooperios e Coopermaró. Logo no inicio todos os participantes se apresentaram, e logo em seguida os representantes das 3 cooperativas colocaram suas reivindicações e pediram que o STTR e CITA retirassem a ação civil pública.  


Coordenadora CITA e presidente STTR

O Sindicato e o Conselho Indígena por sua vez, reforçaram que não poderiam retirar a ação, uma vez que já está em instâncias de órgãos superiores. Diante disto, os representantes da Cooprunã, liderados por Americano, se retiram da reunião e não quiseram mais dialogar. 


Manoel Edivaldo Santos Leite, conhecido como “Peixe”, presidente do STTR, explica que a Resex tem como objetivo o uso da terra de forma sustentável e transparente para que todas as populações da reserva sejam beneficiadas. 


“A Resex tem como objetivo ser utilizada de forma sustentável e transparente para que todas as populações daquela região sejam beneficiadas pensando nas futuras gerações. Então nesse sentido, a gente sabe que a Resex Tapajós Arapiuns tem muitos interesses do mercado capital e internacional. O objetivo é tirar toda a riqueza não só da Resex, mas também de outras unidades de conservação ou territórios de populações tradicionais.” 


Auricélia Arapiun, coordenadora do CITA, explicou que a ação trata-se apenas de plano de manejo madeireiro e não de outros tipos de manejo florestal. 


“Queria ressaltar que a ação ela se trata especificamente de plano de manejo madeireiros. Não são os outros manejos florestais que foram suspensos, e sim só o madeireiro. Hoje a nossa reunião ela foi muito positiva com as duas cooperativas que ficaram, por que a apartir daí, enquanto está suspenso o manejo madeireiro, podemos juntos as organizações e cooperativas discutir novas alternativas para os moradores da resex tapajós arapiuns.” 


Em acordo com as duas cooperativas que permaneceram na reunião, ficou marcada uma nova reunião com participação do Ministério Público Federal para a próxima segunda feira(10).   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ distribui cestas alimentícias e kits de higiene em bairros periféricos de Santarém

“Há um tempo só de paixão, grito e ternura Clamando as mudanças que o povo espera”                 (Trecho da música Canta Francisco) Acreditamos que esse tempo é agora e precisamos agir. Ficar de braços cruzados enquanto milhares de pessoas morrem, ou por conta desse vírus que se alastrou mundialmente, ou pela ausência de um prato de comida digno não vai resolver nada. É preciso usar esses braços para fortalecer a luta e alimentar a esperança daqueles que necessitam. Quantos trabalhadores e trabalhadoras ficaram sem os seus empregos, ou até mesmo sem os famosos “bicos”, que de alguma forma sustentavam os seus familiares. Observamos que ao longo desse processo muita iniciativas de solidaried ade foram or ganizadas, e nós do Movimento Tapajós Vivo, não   poderíamos ficar de fora, mobilizamos as nossas redes, articulamos as parcerias, e cá estamos com o MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ que já iniciou a distribuição de aproximadamente 600 cest

Núcleo da Pastoral do Menor no Bairro Mapiri recebe oficialmente Sistema de Energia Solar

Em Santarém, Projeto Tapajós Solar entrega o sistema fotovoltaico do Centro Educacional da Pastoral do Menor, núcleo do bairro Mapiri. Por: Allan Hills O Centro Educacional Comunitário Pe. João Mors da Pastoral do Menor, núcleo da Comunidade Menino Jesus do Bairro Mapiri, município de Santarém - PA já possui seu próprio sistema de energia fotovoltaico. A instalação foi uma iniciativa do Projeto Tapajós Solar, que verificou a grande necessidade da entidade, que sofria com o alto custo da energia elétrica. O núcleo atende famílias consideradas carentes no bairro, e desenvolve diversas atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Vale ressaltar, que cerca de 21 voluntários são responsáveis pela realização de ações no espaço. Dona Rosely Gama Viana, coordenadora do núcleo, considera de grande relevância receber a instalação do sistema solar, pois são uma instituição sem fins lucrativos, que dependem principalmente de doações para realizar atividades. "

CEFT-BAM é comtemplado com energia limpa e sustentável

A entidade que atende trabalhadores da região do Baixo Amazonas recebeu oficialmente o sistema de energia fotovoltaico   Por: Allan Hills Equipe do MTV realiza entrega do sistema de energia solar ao presidente do CEFT-BAM O Projeto Tapajós Solar é uma das diversas ações desenvolvidas pelo Movimento Tapajós Vivo em defesa do território e do meio ambiente, que consiste na implantação de sistemas fotovoltaicos, apresentando assim, uma alternativa de energia limpa e sustentável para salvar o rio Tapajós e manter a soberania das populações tradicionais.    Desde o ano de 2019, o projeto segue instalando o sistema de energia solar em várias entidades e instituições sociais que lutam em defesa do território. Uma dessas entidades é o Centro de Estudos, Pesquisas e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFT-BAM), que nesta quinta-feira (13 de maio) recebeu oficialmente o sistema fotovoltaico da equipe do Projeto Tapajós Solar.    O CEFT-BAM foi fundado no dia 20 de janeiro de 1990 e fic