Pular para o conteúdo principal

Casa Familiar Rural de Belterra recebe implantação de sistema solar através do Movimento Tapajós Vivo

CFR de Belterra é mais uma entidade contemplada com energia solar  limpa e sustentável do Projeto Tapajós Solar

Por: Allan Hills

Entrega oficial do sistema solar da CFR de Belterra - PA

O Projeto Tapajós Solar, uma iniciativa do Movimento Tapajós Vivo em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, realizou a entrega oficial do sistema de energia fotovoltaica da Casa Familiar Rural (CFR) de Belterra, no último sábado(24 de julho), que fica localizada na comunidade do Prata, KM 72, município de Belterra, distante 4 km da BR-163.

A organização da luta pela criação da CFR de Belterra surge da ausência  de  uma  política  educacional  voltada  para  os  jovens  do  campo, da  fragilização  da  agricultura  familiar  frente  à  ampliação  da  monocultura  da  soja  e  da carente rede educacional do município.   Tal   mobilização envolveu a   reunião   de produtores rurais,   Sindicato   dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais,  Movimentos   Sociais, Associação das Casas Familiares Rurais -ARCAFAR regional e Governo Municipal.

Ileise Martins, secretária da Casa Familiar Rural de Belterra, fala com entusiasmo da importância da implantação do sistema de energia solar na instituição:

"Então, o projeto de placa solar é importante para pequenas instituições que desejam se auto sustentar. Com esse projeto, nós podemos diminuir a questão de construção de barragens, por exemplo aqui no nosso estado que vem aumentando cada vez mais e nem supre a nossa capacidade de energia elétrica. E também esse é um projeto sustentável que nós não precisamos destruir o meio ambiente pra isso. 

Ileise Martins, compartilha com alegria a emoção de receber energia solar na CFR de Belterra:

"Olha... Nós recebemos este projeto com muita felicidade, pois já era um desejo nosso, já almejávamos isso.  e veio esta oportunidade, e então nós abraçamos. Isso é muito importante, pois nós podemos mostrar que é possível gerar a nossa própria energia, e que as pessoas da comunidade vão ver que é uma energia renovável. "

O  marco  da  criação  da CFR  teve início  no  ano  de  2009,  quando  cidadãos Belterrenses  ligados  aos movimentos sociais, especificamente em uma reunião dos conselhos dos fóruns  dos  movimentos  sociais,  discutiram  as  ações  educacionais do município junto com a sociedade civil organizada. Após visita em CFRs já existentes em outros municípios, teve início o trabalho de envolvimento das comunidades de Belterra, com reuniões  em  diversas  áreas  do  município e,  especialmente,  na  comunidade  do  Prata, para  sentir  nas  demais  pessoas,  e  não  só  na  opinião  dos líderes, a possibilidade de ver instalada e funcionando uma CFR no município. 

No  dia  01  de agosto  de  2010,  aprovaram  o  estatuto  da  Associação  da  Casa  Familiar  Rural  de  Belterra, lembrando  que  a  constituição  da  associação  é  pré-requisito  para  a  organização  da  Casa Familiar  rural,  de  acordo  com  a  perspectiva  do Centro  de Formação  por  Alternância -CEFFA.  Portanto, nesta mesma data criou-se  a  Associação  da  Casa  Familiar  Rural  de Belterra. O  terreno  documentado  de  32  hectares  para  construção  da Escola  foi  doado  por duas pessoas que integravam os movimentos sociais na década de 1980 na região de Belterra e Santarém. No  dia  04  de  abril  de  2011,  inaugurou-se  a  Casa  Familiar  Rural  de  Belterra. 

O Projeto Tapajós Solar é coordenado e executado pelo Movimento Tapajós Vivo em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental que objetiva o incentivo do uso das energias renováveis com a instalação de sistemas fotovoltaicos em espaços coletivos de organizações parceiras na luta pela vida do rio Tapajós e a soberania dos seus povos. O projeto tem apoio da Misereor e Cáritas Brasileira. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ distribui cestas alimentícias e kits de higiene em bairros periféricos de Santarém

“Há um tempo só de paixão, grito e ternura Clamando as mudanças que o povo espera”                 (Trecho da música Canta Francisco) Acreditamos que esse tempo é agora e precisamos agir. Ficar de braços cruzados enquanto milhares de pessoas morrem, ou por conta desse vírus que se alastrou mundialmente, ou pela ausência de um prato de comida digno não vai resolver nada. É preciso usar esses braços para fortalecer a luta e alimentar a esperança daqueles que necessitam. Quantos trabalhadores e trabalhadoras ficaram sem os seus empregos, ou até mesmo sem os famosos “bicos”, que de alguma forma sustentavam os seus familiares. Observamos que ao longo desse processo muita iniciativas de solidaried ade foram or ganizadas, e nós do Movimento Tapajós Vivo, não   poderíamos ficar de fora, mobilizamos as nossas redes, articulamos as parcerias, e cá estamos com o MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ que já iniciou a distribuição de aproximadamente 600 cest

Núcleo da Pastoral do Menor no Bairro Mapiri recebe oficialmente Sistema de Energia Solar

Em Santarém, Projeto Tapajós Solar entrega o sistema fotovoltaico do Centro Educacional da Pastoral do Menor, núcleo do bairro Mapiri. Por: Allan Hills O Centro Educacional Comunitário Pe. João Mors da Pastoral do Menor, núcleo da Comunidade Menino Jesus do Bairro Mapiri, município de Santarém - PA já possui seu próprio sistema de energia fotovoltaico. A instalação foi uma iniciativa do Projeto Tapajós Solar, que verificou a grande necessidade da entidade, que sofria com o alto custo da energia elétrica. O núcleo atende famílias consideradas carentes no bairro, e desenvolve diversas atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Vale ressaltar, que cerca de 21 voluntários são responsáveis pela realização de ações no espaço. Dona Rosely Gama Viana, coordenadora do núcleo, considera de grande relevância receber a instalação do sistema solar, pois são uma instituição sem fins lucrativos, que dependem principalmente de doações para realizar atividades. "

CEFT-BAM é comtemplado com energia limpa e sustentável

A entidade que atende trabalhadores da região do Baixo Amazonas recebeu oficialmente o sistema de energia fotovoltaico   Por: Allan Hills Equipe do MTV realiza entrega do sistema de energia solar ao presidente do CEFT-BAM O Projeto Tapajós Solar é uma das diversas ações desenvolvidas pelo Movimento Tapajós Vivo em defesa do território e do meio ambiente, que consiste na implantação de sistemas fotovoltaicos, apresentando assim, uma alternativa de energia limpa e sustentável para salvar o rio Tapajós e manter a soberania das populações tradicionais.    Desde o ano de 2019, o projeto segue instalando o sistema de energia solar em várias entidades e instituições sociais que lutam em defesa do território. Uma dessas entidades é o Centro de Estudos, Pesquisas e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFT-BAM), que nesta quinta-feira (13 de maio) recebeu oficialmente o sistema fotovoltaico da equipe do Projeto Tapajós Solar.    O CEFT-BAM foi fundado no dia 20 de janeiro de 1990 e fic