Pular para o conteúdo principal

Projeto Tapajós Solar oficializa entrega de energia solar em padaria das mulheres em Belterra.


O Projeto Tapajós Solar, coordenado pelo Movimento Tapajós Vivo, oficializou no último sábado (21), a implantação de energia solar na Padaria da Mulheres da Comunidade São Francisco da Volta Grande, em Belterra, oeste do Pará. No espaço, foram instalados 24 painéis fotovoltaicos.

O Projeto Mão na Massa é um grupo formado por 20 mulheres que contribuem voluntariamente com ações de captação de recursos para a comunidade, por meio da produção e comercialização de produtos alimentícios, sobretudo em eventos no munícipio de Belterra.

Maria Ivanilda de Sousa, coordenadora do Projeto Mão Na Massa, relata que a implantação de energia solar no espaço veio em uma boa hora, principalmente para contribuir na renda e ainda pela preservação do meio ambiente.


Para Raimunda Lúcia, integrante do Projeto Mão na Massa, esse momento de instalação da energia solar é muito significativo para atuação das mulheres na comunidade. “Pra mim esse momento é muito importante, porque nós vimos que deu uma parada no Projeto, mas agora elas começaram de novo, e eu sei a importância da organização das mulheres. Como é importante ainda mais pra elas gerarem renda, ajudar na família e ajudar na alimentação.  E a energia solar, ela não prejudica tanto o meio ambiente, e a nossa luta hoje é pra salvar vida, salvar o meio ambiente”, destaca Lúcia.

Antes do projeto Mão Na Massa, as mulheres trabalhavam com seus maridos em roça e na produção da agricultura familiar e agora, além das atividades na padaria, algumas dessas mulheres trabalham na produção de hortas e confecção de artesanato.  

Sobre o Projeto Tapajós Solar

O Projeto Tapajós Solar é coordenado pelo Movimento Tapajós Vivo em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental e Cáritas Brasileira, com apoio da Misereor.

Desde o ano de 2019 desenvolve atividades pedagógicas, nas entidades contempladas com as unidades fotovoltaicas, tanto do município de Santarém e Belterra.

Cerca de 15 espaços coletivos e organizações receberam os sistemas fotovoltaicos.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ distribui cestas alimentícias e kits de higiene em bairros periféricos de Santarém

“Há um tempo só de paixão, grito e ternura Clamando as mudanças que o povo espera”                 (Trecho da música Canta Francisco) Acreditamos que esse tempo é agora e precisamos agir. Ficar de braços cruzados enquanto milhares de pessoas morrem, ou por conta desse vírus que se alastrou mundialmente, ou pela ausência de um prato de comida digno não vai resolver nada. É preciso usar esses braços para fortalecer a luta e alimentar a esperança daqueles que necessitam. Quantos trabalhadores e trabalhadoras ficaram sem os seus empregos, ou até mesmo sem os famosos “bicos”, que de alguma forma sustentavam os seus familiares. Observamos que ao longo desse processo muita iniciativas de solidaried ade foram or ganizadas, e nós do Movimento Tapajós Vivo, não   poderíamos ficar de fora, mobilizamos as nossas redes, articulamos as parcerias, e cá estamos com o MTV Solidário: "Alimentando Esperança nos Territórios do Tapajós“ que já iniciou a distribuição de aproximadamente 600 cest

Núcleo da Pastoral do Menor no Bairro Mapiri recebe oficialmente Sistema de Energia Solar

Em Santarém, Projeto Tapajós Solar entrega o sistema fotovoltaico do Centro Educacional da Pastoral do Menor, núcleo do bairro Mapiri. Por: Allan Hills O Centro Educacional Comunitário Pe. João Mors da Pastoral do Menor, núcleo da Comunidade Menino Jesus do Bairro Mapiri, município de Santarém - PA já possui seu próprio sistema de energia fotovoltaico. A instalação foi uma iniciativa do Projeto Tapajós Solar, que verificou a grande necessidade da entidade, que sofria com o alto custo da energia elétrica. O núcleo atende famílias consideradas carentes no bairro, e desenvolve diversas atividades com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Vale ressaltar, que cerca de 21 voluntários são responsáveis pela realização de ações no espaço. Dona Rosely Gama Viana, coordenadora do núcleo, considera de grande relevância receber a instalação do sistema solar, pois são uma instituição sem fins lucrativos, que dependem principalmente de doações para realizar atividades. "

Engajamento e fortalecimentos dos movimentos na defesa da bacia do tapajós: Escola de Militância Socioambiental Amazônida - EMSA

A EMSA surge frente aos problemas de disputa do território tapajônico nos últimos anos, tais como agronegócio, mineração, desmatamento e outros. O Movimento Tapajós Vivo - MTV realizou o Encontro das Águas (2018) que reuniu movimentos e organizações dos rios Tapajós, Juruena, Teles Pires; Madeira, Amazonas e Xingu, onde foram debatidos sobre as ameaças à Bacia do Tapajós e vida dos povos da região. Bem como, foi pensado em uma maneira de fortalecer a luta pela vida dos povos desta bacia. Nos indicativos das ações conjuntas surgiu a proposta e o comprometimento de formação de base dos militantes destes territórios. Posteriormente no encontro de consolidações das atividades em Sinop/MT (2019) foi construído a proposta de uma escola de formação para militância de base da Amazônia. Dentro desse cenário que surge a EMSA. A Escola de Militância Socioambiental Amazônida - EMSA, iniciativa do MTV em 2022, tem como proposta a construção de conhecimentos e partilha de saberes (científicos e co